segunda-feira, 16 de maio de 2016

Professor é preso por vender diplomas falsos

Certificados eram vendidos por até R$ 500; homem pode pegar 12 anos de prisão


Um professor foi preso no Rio de Janeiro por vender diplomas falsificados de conclusão do ensino médio. Ele cobrava até R$ 500 por certificado e agia há quase um ano.

O homem, que se identificava como Glauber Rocha, foi a um encontro marcado com a equipe do Jornal da Band. Ao mostrar um diploma falso, ele disse que não atuava sozinho e que as assinaturas da direção da escola Clélia Nanci, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, eram verdadeiras.

Em um novo encontro, acompanhado pela polícia, o homem foi detido em flagrante. Na delegacia, ele revelou sua verdadeira identidade: Fábio José Vidal Berguerand, de 39 anos, professor de geografia com inscrições em três escolas municipais, uma na Baixada e duas na região metropolitana.

Fábio afirmou que em algumas ocasiões chegou a imprimir os certificados nas escolas onde trabalha e disse ainda que sempre atuou sozinho, sem que as instituições tivesse conhecimento do esquema.

O Jornal da Band foi até a escola Clélia Nanci e tive acesso a um certificado oficial, no qual ser viu que a diferença com o diploma falso é gritante, com assinaturas que não batem. Alunos disseram desconhecer o esquema e afirmam que o curso de segundo grau é novo na instituição e que a primeira turma ainda nem se formou.

A secretária que tem a assinatura falsa no documento ainda trabalha na escola, mas a diretora citada está aposentada desde 2012.

Fábio vai responder por falsificação de documento público e uso de documento falso e pode pegar de seis a 12 anos de prisão. 

As pessoas que compraram o documento também podem ser chamadas para depor.
fonte: Da Redação com Jornal da Band noticias@band.com.br

Nenhum comentário:

A importância da qualidade da água na produção de cerveja

A água é o principal constituinte da cerveja, correspondendo a aproximadamente 95% da bebida e, por esse motivo, suas características influe...