quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Petrobras negocia venda de gasodutos para canadenses. Engenheiros protestam

São Paulo –  A Petrobras fechou acordo para vender 90% de sua participação na unidade de gasodutos Nova Transportadora do Sudeste (NTS) para investidores liderados pela canadense Brookfield Asset Management. O valor da transação, anunciada na tarde de ontem pelaAgência Reuters, é de R$ 5,2 bilhões de dólares.As negociações tiveram início em maio, mês em que tomou posse o então governo interino de Michel Temer.
A NTS tem cerca de 2,5 mil quilômetros de gasodutos no Sudeste do Brasil.
Fazem parte do grupo de investidores o fundo de pensões de British Columbia, no Canadá, e os fundos soberanos CIC (China) e GIC (Cingapura).
O acordo deverá ser o maior desinvestimento até o momento dentro do plano da Petrobras de vender cerca de 15 bilhões de dólares em ativos em 2015 e 2016.
A negociação será antes submetida ao Conselho de Administração da Petrobras, que deverá se pronunciar até o final deste mês. De acordo com a agência, a Petrobras e a Brookfield não se manifestaram a respeito.
Durante as negociações exclusivas, o grupo de investidores liderado pela Brookfield elevou a fatia pela qual fazia oferta, para 90 por cento, ante 82 por cento.
A unidade de investimentos do banco Santander Brasil assessorou a Petrobras no negócio.
Em nota, a Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet) reiterou sua oposição à política de venda de ativos. "Se a venda se concretizar, a Petrobrás estará abrindo mão de ativos valiosos e de seu mercado.
Na opinião do presidente da Aepet, Felipe Coutinho, "o controle da infraestrutura de acesso ao mercado brasileiro é uma vantagem estratégica da Petrobrás. O intermediário privado na distribuição compete pela renda petroleira, em prejuízo da Petrobrás, dos consumidores e da sociedade".

fonte: Rede Brasil
Postar um comentário

CARF vs ITAÚ: Escândalo do “financismo”

por: Paulo Kliass Jornais e televisão "se esquecem" de noticiar um escândalo de R$ 25 bilhões na esfera do Ministério da Faze...