sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Rodrigo Janot se diz ‘estupefato’ com mudanças nas leis anticorrupção

O procurador-geral da República Rodrigo Janot se disse “estupefato” com as emendas propostas pelos investigadores da Lava Jato, em uma nova escalada da guerra de poderes no Brasil.
“Estou estupefato com o que passou no Brasil. A votação na Câmara significou dizimar o projeto das dez medidas. Nada sobrou”, declarou na quinta-feira, em mensagem enviada ao Ministério Público, falando da ilha chinesa de Hainan, onde participa de uma reunião de procuradores-gerais dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada de quarta-feira uma iniciativa que permite acusar juízes e procuradores de abuso de autoridade.
Para os procuradores, este projeto representa “o começo do fim da Lava Jato”, que investiga o esquema de corrupção entre empresários e partidos para financiar a política e aumentar fortunas pessoais mediante leilões ilícitos em obras da Petrobras.
Janot se disse “mais estupefato ainda” com a tentativa frustrada do presidente do Senado, Renan Calheiros, de submeter à aprovação do Senado ainda na quarta-feira, mediante um procedimento de urgência, as polêmicas medidas.
“Tenho me perguntado por que é que isso aconteceu. Não quero crer que um presidente de poder tem abusado do poder, no sentido de obter a legislação de abuso de autoridade. Não quero crer que um presidente de poder tenha utilizado a sua cadeira e a sua caneta para obter vantagem para si próprio”, declarou.
O Supremo Tribunal Federal (STF) debate nesta quinta-feira se acolhe uma denúncia contra Renan Calheiros, das doze que pesam contra ele e que em muitos casos vêm se arrastando há anos.
Calheiros (PMDB-AL) é um aliado de peso do presidente Michel Temer.
O choque entre poderes se intensificou às vésperas de um acordo de delação premiada entre a Justiça e a Odebrecht, a empreiteira mais envolvida no escândalo na Petrobras, para obter o depoimento de mais de 70 executivos em troca de uma redução de suas eventuais condenações.
Estima-se que mais de uma centena de políticos possam estar envolvidos nas acusações daquela que em Brasília já chamam de “a delação do fim do mundo”.


Nenhum comentário:

A importância da qualidade da água na produção de cerveja

A água é o principal constituinte da cerveja, correspondendo a aproximadamente 95% da bebida e, por esse motivo, suas características influe...