sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

ANP: Brasil produz 3,31 milhões de barris de óleo equivalente por dia em outubro

A produção de petróleo e de gás natural no Brasil somou 3,306 milhões de barris de óleo equivalente (padrão de medida equivalente à energia liberada pela queima de um barril de petróleo bruto) por dia em outubro. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) somente com o petróleo foram produzidos, aproximadamente, 2,624 milhões de barris por dia. O resultado significa redução de 1,8% se comparado com o mês anterior e um aumento de 9% em relação ao mesmo mês em 2015. No gás natural a produção ficou em 108,5 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d). O total corresponde a queda de 1,8% em relação ao mês anterior e aumento de 11,2% na comparação com outubro de 2015.


A ANP informou que paradas para manutenção em algumas plataformas, principalmente a FPSO Cidade Angra dos Reis, no Campo de Lula, provocaram o declínio na produção de petróleo e gás na comparação ao mês de setembro.
No pré-sal, a produção em 66 poços alcançou cerca de 1,145 milhão de barris de petróleo por dia e 44,4 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, totalizando aproximadamente 1,424 milhão de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). O resultado representou queda de 2,7% se comparado a setembro. Segundo a ANP, a produção do pré-sal respondeu por 43% do total produzido no Brasil.
Campos produtores
A produção nos campos marítimos registrou 94,7% do petróleo e 77,1% do gás natural produzidos no país. Ao todo são em 8.681 poços, sendo que 752 são marítimos e 7.846 terrestres. Os campos operados pela Petrobras produziram 93,3% do petróleo e gás natural. O maior produtor de petróleo e gás natural foi o Campo de Lula, na Bacia de Santos, sendo em média, 629,5 mil barris por dia de petróleo e 27,5 milhões de m³/d de gás natural.
As bacias maduras terrestres, que são campos/testes de longa duração das bacias do Espírito Santo, Potiguar, Recôncavo, Sergipe e Alagoas, reuniram a produção de 146,9 mil boe/d. Desse volume 119,7 mil barris por dia de petróleo e 4,3 milhões de m³/d de gás natural. A maior parte de óleo equivalente de óleo por dia (142,1 mil boe/d) ser referem à Petrobras, e o restante (4,8 mil boe/d) às concessões não operadas pela companhia.

No pré-sal, a produção em 66 poços alcançou cerca de 1,145 milhão de barris de petróleo por dia e 44,4 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural


Nenhum comentário:

A importância da qualidade da água na produção de cerveja

A água é o principal constituinte da cerveja, correspondendo a aproximadamente 95% da bebida e, por esse motivo, suas características influe...