sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

'O dia que a música morreu': trio de ouro do rock faleceu há 58 anos

Buddy Holly, Ritchie Valens e The Big Bopper, nome artístico de Jiles Perry Richardson, morreram após o Beechcraft que voavam cair em um campo de milho




Uma viagem que durou poucos quilômetros acabou com a carreira de três dos maiores ícones do rock até hoje. Buddy Holly, Ritchie Valens e The Big Bopper, nome artístico de Jiles Perry Richardson, morreram após o Beechcraft que voavam cair em um campo de milho logo após decolar e Clear Lake, Iowa, dia 3 de fevereiro de 1959.
Holly, Vallens e Big Bopper formava o trio de ouro do início do rock. A obra dos três e de suas bandas inspiraram astros como Mick Jagger, Paul McCartney, Bob Dylan.
Criador da banda The Crickets, Holly gravou alguns os maiores sucessos do rock até hoje: 'That'll Be The Day', 'Everyday' e 'Peggy Sue'. Richie Vallens ficou famoso pelo hit 'La Bamba' e Richardson por 'Chantilly Lace'. Os três decidiram partir em turnê naquele ano no projeto que chamaram de 'The Winter Dance Party' (algo como A Festa Dançante de Inverno). A previsão era tocar até 15 de fevereiro, após início em 23 de janeiro, mas o sonho seria interrompido na fatídica madrugada do dia 3 de fevereiro.
Para acelerar o transporte até Fargo, optaram por alugar um avião. Roger Peterson, então com 21 anos, foi o piloto responsável. Em princípio, Waylon Jennings e Tommy Allsup, músicos que acompanhavam Holly, também estariam no voo, mas acabaram cedendo o lugar para Big Booper, que estava com uma forte gripe, e para Richie Valens, que nunca havia andado de avião. Na ocasião, uma brincadeira marcaria a vida de de Jennings para sempre. Após Holly saber que ele havia cedido o lugar para o amigo, o músico brincou:
"Bom, espero que esse seu ônibus velho congele". Jennings, retrucou, também em tom de brincadeira: "E eu espero que seu avião velho caia". Cinco minutos após a decolagem, a profecia de Jennings se concretizaria.
Em 1971, o músico Don McLean eternizaria aquele dia na canção 'American Pie', data que ele chamou de 'The Day the Music Died' (o dia em que a música morreu).
fonte: notícias ao minuto

Nenhum comentário:

A importância da qualidade da água na produção de cerveja

A água é o principal constituinte da cerveja, correspondendo a aproximadamente 95% da bebida e, por esse motivo, suas características influe...