quinta-feira, 16 de junho de 2016

Petrobras encontra no 7º poço de Libra A maior coluna de óleo do bloco 19

A Petrobras informa que o Consórcio de Libra concluiu a perfuração e a avaliação do sétimo poço do bloco, localizado no pré-sal da Bacia de Santos. O novo poço encontrou a maior coluna de óleo (net pay*) já descoberta em Libra, com 410 metros de espessura.
"Essa coluna supera a última encontrada, de 301 metros, anunciada em março deste ano", afirma a Petrobras em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
De acordo com a estatal, o poço, localizado na parte noroeste do bloco e a 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, confirmou a descoberta de petróleo de boa qualidade (27º API) em "reservatórios com excelente produtividade". Denominado 3-BRSA-1339A-RJS (3-RJS-742A) e conhecido informalmente como NW2, o poço está 10,3 km ao sul do poço descobridor 2-ANP-2A-RJS.
Até o momento, foram concluídas as perfurações de sete poços está 10,3 km ao sul do poço descobridor 2-ANP-2A-RJS.
Até o momento, foram concluídas as perfurações de sete poços em Libra (seis pelo consórcio e um pela Petrobras) e o oitavo (3-RJS-743A), também na área noroeste do bloco, está em perfuração.
O consórcio de Libra é formado pela Petrobras (operadora com 40%), Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e CNOOC (10%).
A companhia lembra que a perfuração faz parte do compromisso firmado no Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) do poço 2-ANP-2A-RJS, aprovado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) em 26 de fevereiro de 2016.


Fonte: isto É dinheiro 15/06/2016

Parte da coluna de óleo, englobando somente o intervalo ou intervalos de rochas reservatório saturado por petróleo e/ou gás. É definido por critérios como porosidade, permeabilidade e saturação mínima de hidrocarbonetos.

Nenhum comentário:

A importância da qualidade da água na produção de cerveja

A água é o principal constituinte da cerveja, correspondendo a aproximadamente 95% da bebida e, por esse motivo, suas características influe...