quarta-feira, 5 de junho de 2013

Produção de petróleo da Petrobras sobe 4,2% em abril ante março



A produção da Petrobras, no Brasil, foi de 1,92 milhão de barris de petróleo por dia (bdp) em abril, quantidade 4,2% superior ao mês anterior. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira pela companhia. Já a produção total no país, considerando petróleo mais gás natural, atingiu 2,31 milhões de barris de óleo equivalente (boe) por dia, crescimento de 3% em relação ao mês anterior. Incluindo a parcela de petróleo e gás natural produzida no exterior, a Petrobras produziu um total de 2,55 milhões de boe/dia no período, com aumento de 2,6% sobre a produção total de março.

O crescimento da produção de petróleo da estatal aconteceu, principalmente, a partir do retorno “pleno” à operação das plataformas P-09, PCE-1 e P-54, na Bacia de Campos, que estavam em parada programada em março, informou a companhia. Além disso, a Petrobras destacou o aumento da produção de petróleo a partir da entrada de operação da plataforma do tipo FPSO Cidade de Itajaí, no campo de Baúna, na Bacia de Santos, a segunda das sete unidades estacionárias de produção previstas para iniciar a operação este ano.

“As paradas programadas mais relevantes no mês de abril ocorreram no FPSO Espírito Santo, no Parque das Conchas, operado pela Shell, e no FPSO Brasil no Campo de Roncador”, disse a empresa em nota.

A estatal também atribuiu o crescimento da produção às áreas do pré-sal brasileiro. Em dia 17 de abril, a produção do pré-sal alcançou produção de 311 mil barris de petróleo no dia (bdp). Além do recorde diário, a companhia atingiu, no pré-sal, recorde mensal de 293,8 mil bpd.

Já a produção de gás natural dos campos da companhia no país alcançou 62,42 milhões de metros cúbicos por dia em abril, volume 1,8% inferior ao realizado em março. A empresa atribuiu a redução da produção de gás à parada programa para manutenção da Unidade de Produção de Gás Natural Vandemir Ferreira, na Bahia, entre os dias 5 e 25 de abril. “Essa unidade processa o gás do campo de Manati, em que a Petrobras tem 35% de participação, contra 65% dos seus parceiros”, diz a nota.

Essa queda da produção de gás no país, na prática, ajudou a derrubar a produção de gás natural da companhia no mundo, que foi de 77,63 milhões de metros cúbicos/dia em abril, 1,9% inferior ao mês anterior. 


Fonte: Valor (Seg, 03 de Junho de 2013 07:39)
 

Nenhum comentário:

A importância da qualidade da água na produção de cerveja

A água é o principal constituinte da cerveja, correspondendo a aproximadamente 95% da bebida e, por esse motivo, suas características influe...