quinta-feira, 13 de maio de 2010

Plataforma de gás afunda na costa da Venezuela, mas sem risco ambiental

Do G1, em São Paulo - 13/05/2010 06h48 - Atualizado em 13/05/2010 12h00

Todos os trabalhadores salvaram-se, segundo as autoridades
O presidente da Vezenuela, Hugo Chávez, informou pela rede social Twitter, no início da madrugada desta quinta-feira (13), que a plataforma Aban Pearl, que produz gás e petróleo na costa do país (estado de Sucre), afundou por volta da meia-noite.

Os 96 trabalhadores do complexo conseguiram se salvar, segundo as autoridades venezuelanas.
O ministro do Petróleo e Energia Rafael Ramirez disse em seguida à TV estatal que o acidente não causará danos ao meio ambiente local.
"Compreendemos que isso é uma situação de alto risco. Trata-se de uma instalação grande e complexa, mas nos acompanham empresas especializadas em operações off-shore, e que nos asseguraram que não existe a possibilidade técnica de um escapamento de gás", explicou Ramírez.
O ministro explicou que quando a plataforma chegou a um nível de desvio de 15 graus, um mecanismo de segurança se ativou automaticamente para preservar a integridade do poço, que desconectou o tubo que o vincula à plataforma. "Imediatamente o poço fica protegido por válvulas de segurança. Por essa razão podemos assegurar que não ocorreu nenum dano ao meio ambiente", explcou.
Segundo ele, todos os trabalhadores da plataforma se encontram "fora de perigo" e estão a caminho da terra firme, e que uma comissão especializada já iniciou investigações sobre o ocorrido.
De acordo com o ministro, uma falha no sistema foi detectada pouco antes da meia-noite, quando começou a ser sentida uma inclinação importante na plataforma submergível.
Três horas depois, a plataforma afundou completamente.
Segundo a empresa estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA), o poço foi selado imediatamente e todas as válvulas de segurança foram ativadas.
A PDVSA incorporou em 2009 a plataforma Aban Pearl ao projeto de exploração e produção de gás e petróleo do Plano Mariscal Sucre.
Há três semanas, uma plataforma da British Petroleum (andré - a serviço da BP, a mesma pertencia a Transocean)  explodiu e afundou no Golfo do México, provocando a morte de 11 operários e causando um dos piores derramamentos de óleo da história dos EUA.
Aviso pelo Twitter
No Twitter, Chávez postou: “Com pesar, informo que afundou a plataforma Aban Pearl há poucos momentos. A boa notícia é que os 95 trabalhadores estão a salvo”.
Posteriormente, o presidente escreveu sobre as operações em andamento na região da plataforma. “Patrulhas de nossa Armada se movem para a área. Seguiremos adiante e venceremos. Viva Venezuela!”

Um comentário:

Ibradd - Instituto Brasileiro do Direito de Defesa disse...

Oi André, td bem?
Trabalho na Câmara Venezuelana. Estou escrevendo uma matéria sobre isto. Assim que estiver pronta, te envio.
Abçs

A importância da qualidade da água na produção de cerveja

A água é o principal constituinte da cerveja, correspondendo a aproximadamente 95% da bebida e, por esse motivo, suas características influe...