quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Plano de negócios da Petrobras inclui incentivo a estrangeiras

Sofia Fernandes
Agência Folha

Brasília, 22/09/2009 - 16h29 - O plano de negócios da Petrobras 2009-2013 e o Plano Estratégico 2020 preveem a produção de 3,6 bilhões de barris de petróleo em 2013, e 5,7 bilhões em 2020. Hoje, a produção é de 2,5 milhões de barris.
Para tanto, a estatal defende que irá incentivar a instalação de empresas estrangeiras, além da entrada de empresas nacionais no jogo. A estatal se propõe também a desenvolver concorrência em setores de média competição.
O fato de a Petrobras ser operadora única do pré-sal não quer dizer que outras empresas não participem. O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, explicou que a Petrobras vai contratar outras empresas e serviços para compor uma cadeia de fornecedores. "Ser operador único é ser responsável pelas proposições e coordenar as tarefas com o conjunto", disse.
De acordo com o plano de negócios da Petrobras, o Brasil terá capacidade de refino de 2,3 milhões de barris por dia. Em 2020, será de 3 milhões, com a construção de cinco refinarias. Atualmente, a capacidade de refino é de pouco mais de 1 milhão de barris por dia. Ao lado do petróleo, há a meta de produção de 535 mil metros cúbicos de biodiesel.

Exploração

A primeira fase de exploração do pré-sal vai durar até 2010. Ela consiste na aquisição de conhecimento e avaliação do potencial das reservas.
O alcance de produção significativa se dará em 2017, com soluções tecnológicas e logísticas agregadas à produção.
Gabrielli salientou que a estatal já é a maior produtora mundial de petróleo e gás em águas profundas do mundo. A empresa detém 22% desse tipo de exploração.

Nenhum comentário:

A importância da qualidade da água na produção de cerveja

A água é o principal constituinte da cerveja, correspondendo a aproximadamente 95% da bebida e, por esse motivo, suas características influe...