quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Petrobras ganha brilho, mas de curto prazo

Disponibilidade do país vai a 28,4 bi de barris


Se for comprovada a viabilidade de exploração comercial do petróleo encontrado recentemente no país, principalmente na região do pré-sal, o Brasil duplicará suas reservas.
Levantamento feito pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) indica que as reservas comprovadas do país são de 14,2 bilhões de barris de petróleo.

Há outros 14,2 bilhões de barris de reservas prováveis e possíveis. Se sua viabilidade econômica for atestada, o país passará a ter reserva total de 28,4 bilhões de barris de petróleo.
Segundo norma da ANP, reservas comprovadas são aquelas que têm, no mínimo, 90% de chances de serem aproveitadas comercialmente. Essa estimativa considera condições econômicas vigentes e métodos operacionais viáveis.

As reservas prováveis e possíveis são aquelas que precisam ser mais pesquisadas para que sua viabilidade comercial seja atestada.
As prováveis têm 50% de possibilidades de ter algum tipo de aproveitamento em escala comercial.
Nas reservas possíveis, essa proporção fica em só 10%.

"Os bancos só emprestam dinheiro para uma empresa explorar uma reserva provada. Mas as reservas prováveis e possíveis estão lá e ainda podem ter viabilidade", afirma Sérgio Possato, ex-superintendente da ANP.

Em relação a 2009, as reservas totais tiveram incremento de 34,5%, maior variação constatada na década. As reservas provadas cresceram 10,6%, maior aumento desde 2002.
Essa diferença pode ser explicada pelo início da incorporação das reservas da camada pré-sal, situadas na bacia de Santos.

À medida que cresce o número de descobertas e comprovações na região, as reservas vão sendo ampliadas. A ANP incorporou nessa conta reservas do bloco BM-S-11, onde está o campo de Lula.
Com o pré-sal, a bacia de Santos já tem a segunda maior reserva provada de petróleo do país.

Elas somam 1,4 bilhão de barris de petróleo. Há um ano, não passavam de 90 milhões de barris.
Campos segue com a maior acumulação comprovada de petróleo, com 11,5 bilhões de barris.


Fonte: Folha de São Paulo/CIRILO JUNIOR
Postar um comentário

Funcionário da JBS morre após cair em máquina de processamento de aves

A JBS informou que o acidente aconteceu durante a higienização de um dos equipamentos da fábrica O funcionário da JBS, José Eudes Ferrei...