terça-feira, 10 de agosto de 2010

BP entra na reta final de fechamento de poço no Golfo do México

Washington, 9 ago (EFE)

A BP retomou hoje a escavação (perfuração) do poço auxiliar que planeja conectar esta semana ao poço danificado da companhia, para assim encerrar o vazamento de petróleo no Golfo do México.

Depois de cobrirem o topo do poço Macondo, de onde vaza o petróleo, os engenheiros da companhia se dedicam agora a vedar sua parte inferior e assegurar que novos vazamentos não acontecerão.
Essa operação será realizada por meio de um poço auxiliar que será ligado à base do Macondo para possibilitar uma nova injeção de cimento e lama pesada (ordem inversa) e cujo traçado entrou hoje em sua fase final, anunciou em teleconferência o almirante da reserva Thad Allen, responsável pela resposta do Governo americano ao vazamento.
Segundo Allen, a expectativa é de começar a injeção até o final desta semana.
Ao final do processo, as equipes retirarão o sistema de válvulas que controla a pressão no poço.
O principal obstáculo aos planos da BP é o temporal que deve chegar ao norte do Golfo do México nesta semana, segundo o Centro Nacional de Furacões americano, que não prevê, no entanto, a transformação em tempestade tropical.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que viajará neste fim de semana para a Flórida com sua família, se encontrará na sexta-feira com Allen para avaliar as possíveis consequências da temporada de furacões no progresso da vedação do poço.
Allen, que viajará na quarta-feira para os estados da Louisiana, Mississipi e Alabama, assegurou que, por enquanto, as equipes "não detectaram anomalias" na pressão do poço e que o foco do Governo agora é "redobrar os esforços" para limpar as áreas costeiras poluídas e indenizar os afetados pelo desastre ambiental.

Nenhum comentário:

A importância da qualidade da água na produção de cerveja

A água é o principal constituinte da cerveja, correspondendo a aproximadamente 95% da bebida e, por esse motivo, suas características influe...