terça-feira, 16 de junho de 2015
Demanda global por petróleo deve crescer em 2015
A demanda global por petróleo será maior do que se previa, uma vez que o crescimento econômico, as condições mais intensas do inverno em grandes países consumidores e a queda nos preços da commodity impulsionaram o consumo no primeiro semestre do ano, segundo avaliação da Agência Internacional de Energia (AIE).
Em relatório divulgado nesta quinta-feira, a entidade agora prevê que a demanda mundial vai crescer 1,4 milhão de barris por dia (bpd) neste ano, a 94 milhões de bpd. No mês passado, a AIE previa expansão significativamente menor da demanda, de 300 mil bpd. O crescimento da demanda, no entanto, deverá perder força, de cerca de 1,6 milhão de bpd na primeira metade do ano para 1,2 milhão de bpd no segundo semestre, de acordo com a agência.
Impasse sobre plataformas de petróleo ameaça novos investimentos em Rio Grande
A AIE, que tem sede em Paris e monitora as tendências de energia de muitos países industrializados, alertou que a demanda poderá não crescer em ritmo tão forte quanta a oferta, que continua em expansão.
A entidade também revisou para cima sua projeção de aumento na produção de nações que não pertencem à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), em 195 mil bpd, a quase 1 milhão de bpd.
Marta Sfredo: a síndrome das plataformas encalhadas
Além disso, a AIE calculou que a Opep elevou sua produção em 50 mil bpd em maio, a 31,33 milhões de bpd, o maior nível desde agosto de 2012, refletindo o avanço nos resultados da Arábia Saudita, Iraque e Emirados Árabes Unidos.
Ainda segundo a agência, a robusta produção da Opep reduziu sua capacidade excedente "efetiva" a 2,38 milhões de bpd no mês passado, mas a perspectiva é que o cartel mantenha o ritmo de produção em 31 milhões de bpd ao longo dos próximos meses, visto que os produtores do Oriente Médio buscam manter sua participação de mercado e atender a demanda doméstica. Fonte: Dow Jones Newswires.
*Estadão Conteúdo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A importância da qualidade da água na produção de cerveja
A água é o principal constituinte da cerveja, correspondendo a aproximadamente 95% da bebida e, por esse motivo, suas características influe...
-
André Costa Ao decorrer da perfuração faz-se necessário a sua utilização com os seguintes objetivos: Transmitir a rotação da mesa rota...
-
A Indústria Brasileira de Petróleo Deveria Reverenciá-lo. A indústria brasileira de petróleo tem uma grande dívida a saldar com esse ilustre...
-
Click no link abaixo para assistir essa palestra http://midia.com.puc-rio.br/integra/20090827_chevron.wmv
Nenhum comentário:
Postar um comentário