quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Empresa: limpeza de praia do RS atingida por vazamento foi concluída

A limpeza da praia de Tramandaí (RS), que foi atingida por um vazamento de óleo na manhã desta quinta-feira, foi concluída na madrugada desta sexta. A informação é da Transpetro, empresa responsável pelo transporte de combustíveis, que começou o recolhimento da substância na tarde de ontem.


Segundo a empresa, embora não existam mais indícios de óleo no mar, equipes de contingência permanecerão no local para o recolhimento de eventuais resíduos trazidos pela maré. Uma comissão interna foi criada para investigar as causas do acidente.

A Transpetro estima que 1,2 m³ de óleo (1 milhão e 200 mil litros = aproximadamente 8 mil barris) tenham sido derramados. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a mancha, quando foi detectada, estava fragmentada a 800 m da areia e tinha cerca de 1 km².

Equipes do órgão sobrevoaram a região na tarde de ontem. Técnicos chegariam à cidade hoje para acompanhar os trabalhos.

O problema, que atingiu a área situada entre o rio Tramandaí e uma plataforma de pesca, teria começado durante o transbordo de óleo de um navio a uma monoboia em alto mar.

Segundo a Transpetro, monoboia é uma unidade flutuante presa ao fundo do mar que serve para ancorar navios de grande porte que não podem atracar em terminais de pequeno calado junto à costa. Além de ancorar o navio, o equipamento também permite a carga e descarga de petróleo e derivados.

Portos & Navios - 27 de janeiro de 2012 • 11h42 • atualizado às 14h16

Postar um comentário

Pena contra trabalho escravo deve ser maior, defende Raquel Dodge

Procuradora-geral falou na abertura de um seminário, em Brasília, sobre a sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que em deze...