quinta-feira, 16 de julho de 2009

Mercado de Petróleo e Gás vai treinar 130 mil até 2012, 90% no Rio
Fonte: O Dia
Data: 14/07/2009 10:16


A indústria de Petróleo e Gás é a que mais cresce no País e, com os investimentos garantidos no setor, o mercado de trabalho também deve se expandir nos próximos anos. Mas o segredo para ingressar na atividade é a capacitação. A Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi) prevê que, até 2012, 130 mil pessoas serão capacitadas na área — 90% só no Estado do Rio. Serão incorporados trabalhadores de todos os níveis.

A Petrobras oferece, em coordenação com a Abemi, o Plano Nacional de Qualificação Profissional (PNQP) do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), que oferece 160 cursos, nos níveis Básico, Médio, Técnico e Superior, em parceria com Senai, universidades estaduais e federais, além da Fundação Getulio Vargas (FGV). O diretor da Abemi, Joaquim Maia, lembra que a indústria do petróleo passou a injetar mais recursos em capacitação, após a regulamentação dos investimentos em pesquisa prevista na Lei do Petróleo: “Todas as empresas que têm concessão de exploração de blocos são obrigadas a investir em capacitação, o que é fundamental para a atividade, porque trabalhamos em condições de segurança críticas”.

Segundo Maia, com o início da exploração do pré-sal, a procura por trabalhadores na área aumentará muito. Profissionais capacitados nas áreas de perfuração e prospecção serão os mais disputados. “Quem já tem experiência em outras áreas pode se capacitar para a Indústria do Petróleo também”, afirma Maia.

Gilvan Correa Barros Filho, 46 anos, cursou MBA em Petróleo e Gás pela FGV e, graças a essa qualificação, conseguiu emprego, no início deste ano, em uma empresa de táxi aéreo que presta serviços para plataformas de exploração. “Eu já tinha experiência como piloto da Marinha, mas o MBA reforçou meu currículo e me abriu portas”, conta Gilvan.

TREINAMENTO

SENAI - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial mantém permanentemente cursos técnicos para a indústria do Petróleo e Gás. Em Macaé, estão abertas inscrições para os seguintes: Aperfeiçoamento em Pintura Industrial (Macaé); Mergulhador Profissional Raso (Macaé e Benfica); Montagem e Manutenção de Instalações Subaquáticas (Benfica); e Pintor Industrial (Macaé e Pádua). Informações pelo telefone 0800-0231231.

INSTITUTOS FEDERAISO campus de Cabo Frio do Instituto Federal Fluminense vai abrir 40 vagas para o curso Petróleo e Gás, com início das aulas em 2010. O Instituto Federal Fluminense de Duque de Caxias abre inscrições no dia 11 de agosto para 32 vagas do segundo semestre no mesmo curso. Ambos são de Nível Médio.

FGVAbriu inscrições para o MBA Executivo em Gestão de Negócios em Petróleo e Gás. Aulas serão aplicadas em convênio com instituições de Niterói e Campos. Em 29 de outubro, a FGV fará workshop sobre GNV.

Um comentário:

Lcomlinux disse...

Olá André, eu moro no Rio, e gostaria de saber onde eu posso fazer um bom Curso Técnico de Petróleo e Gás, já entrei no site do Prominp, mas não tem previsão para novas turmas, eu já sou Téc. em Segurança do Trabalho, mas queria fazer esse Curso também porque, essa área de Petróleo e Gás vai ter um grande crescimento, obrigado.

A importância da qualidade da água na produção de cerveja

A água é o principal constituinte da cerveja, correspondendo a aproximadamente 95% da bebida e, por esse motivo, suas características influe...