por: David Ribeiro
Muitos não podem está recordando, mas no próximo dia 21 de janeiro estamos comemorando 70 anos que o primeiro poço de petróleo jorrou no Brasil por intermédio de Oscar Cordeiro.
A questão do petróleo no Brasil era muito complexa, os pioneiros não teriam que vencer apenas as barreiras geológicas que era descobrir um local adequado para a perfuração, não só teria que vencer a falta de recurso para estes empreendimentos, mas o principal obstáculo muito maior; convencer o governo federal que não acreditava no potencial petrolífero daquela região, conhecida como Lobato, as pesquisas estavam sendo direcionadas para outras áreas no Sul e no Sudeste do país, não havia interesse naquela região do Recôncavo Baiano.
Oscar Cordeiro como outros que entraram nesta luta deram um grande exemplo de perseverança, mesmo sendo desenganados várias vezes por geólogos do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) , mas Oscar continuou firme em seus objetivos.
Após Várias tentativas Oscar Cordeiro conseguiu o apoio de Sílvio Fróes, do Instituto Nacional de Tecnologia, que foi pessoalmente a Lobato e recolheu amostras do óleo, então depois das análises ficou convencido de que existia forte indício de petróleo naquele lugar.
Getúlio Vargas o presidente da época se interessou pelas pesquisas e foi visitar o Instituto Nacional de Tecnologia, onde teve um diálogo com Fróes e perguntou.
- então professor Fróes em Lobato te mesmo petróleo?
- Não há dúvida, presidente. É só mandar pesquisar.
Então Getúlio ordenou para dar prioridade à região de Lobato.
Após duas tentativas em vão, o terceiro poço perfurado de número n°.: 163. Trouxe a superfície o petróleo. No dia 21 de janeiro de 1939.
Oscar Cordeiro que relatou que não teria descanso enquanto não visse petróleo jorrar daquele poço deu seu depoimento:
“No dia 22 de janeiro, domingo fui cedíssimo para Lobato e tive a mais formidável sensação de minha vida. O petróleo manava da boca do poço e corria pelo chão rumo ao leito da estrada de ferro!...”
Estava descoberto o petróleo no Brasil!
por: David Ribeiro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A importância da qualidade da água na produção de cerveja
A água é o principal constituinte da cerveja, correspondendo a aproximadamente 95% da bebida e, por esse motivo, suas características influe...
-
André Costa Ao decorrer da perfuração faz-se necessário a sua utilização com os seguintes objetivos: Transmitir a rotação da mesa rota...
-
A Indústria Brasileira de Petróleo Deveria Reverenciá-lo. A indústria brasileira de petróleo tem uma grande dívida a saldar com esse ilustre...
-
Click no link abaixo para assistir essa palestra http://midia.com.puc-rio.br/integra/20090827_chevron.wmv
Nenhum comentário:
Postar um comentário